domingo, 2 de dezembro de 2007

Enfim, a discurssão.


Hoje, conforme a professora, foi a aula mais proveitosa que tivemos desde o início do semestre. Pudemos interagir com as outras equipes sobre os teóricos do sócio-interacionismo como Piaget e seus estudos sobre o desenvolvimento de aprendizagem infantil; Vigotskycom sua abordagem do entendimento do processo de aprendizagem até o seu desenvolvimento e Bakhtin e a interferência da linguagem na aprendizagem e conhecimento. Éramos eu, a Livramento(Maria), a Iara, a Keina, a Wigna e a Camila como equipe que abordaria o Movimento Escola Nova.
A Escola Nova surgida no final do século XIX na Europa e Estados Unidos, chegou ao Brasil na década de 1920 que objetivava uma escola renovada que acompanhasse as transformações sociais da modernidade, integrando-se à comunidade e fosse democrática.Também, para isso, fosse transformada a antiga pedagogia primária e intuitiva, em uma Pedagogia aliada às "ciências novas"psicologia aplicada a educação e à sociologia que destaca os aspectos sociais da escolarização, além das bases científicas da Biologia encarando as crianças e suas capacidades.
As Teorias Escolanovistas abordam a educação como socialização, respeitando a individualidade da criança, educação funcional e concepção vitalista da mente, onde as crianças pudessem desenvolver sua autonomia.
Depois dessa explanação (não indagando os tópicos que cada uma de nós ainda abordamos), foi proposto que faríamos novamente essa atividade de pesquisa, com os mesmos grupos que foram formados, com o tema do texto "Letramento e Alfabetização" para a próxima aula.

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