domingo, 2 de dezembro de 2007

Qual a diferença entre Letramento e Alfabetização?


Hoje a finalidade da aula estaria em discutirmos esse questionamento. O texto que estudamos foi extraído do livro de mesmo título: Letramento e Alfabetização, de Leda Verdiani, onde procura dialogar sobre o analfabetismo das crianças e daqueles que não puderam estudar e ao mesmo tempo daqueles que já saíram das escolas, com os educadores como interventores do letramento. A diferença entre os termos "alfabetização e letramento" está em que o primeiro leva (ainda) um conceito rígido de que a escrita adquirida para a habilidade de uma decodificação da língua na leitura por um processo de instrução formal escolar. O segundo está disposto ao indivíduo que sabe ler e escrever, mas principalmente ligado às práticas sócio-interacionistas da escrita, de forma a alcançar objetivos próprios, desenvolver conhecimentos e o próprio potencial e participar ativamente da sociedade. Percebemos, então, que o grau de letramento influencia num ser pensante e crítico, pois se somente se decodifica um texto, mas não o entende, isso torna o indivíduo um ser apático, um analfabeto funcional.
Portanto, se faz necessário que o educador esteja preparado para reformular um padrão de ensino em suas escolas infantis e médias para os parâmetros com contexto interdisciplinar, por isso a existência de projetos como o "Pró-Letramento" que serve como uma reciclagem para esses mediadores.
Para mais informações sobre os assuntos aqui relacionados, faço indicações dos sites:
www.olharvirtual.ufrj.br/2006/imprimir.php?id_edicao=132&codigo=
www.inep.gov.br/internacional/pisa.

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